Para melhorar a qualidade do transporte público em Contagem e garantir mais conforto e segurança aos usuários, o poder público tem investido na área. Na última semana, a frota metropolitana foi renovada com a entrega de 128 novos ônibus pelo governo estadual.
O sistema municipal, também, tem recebido investimentos por parte da Prefeitura. Nos últimos anos, 39 ônibus, gerenciados pela Transcon, foram substituídos por novos veículos. A renovação garantiu mais conforto, acessibilidade e segurança aos usuários, além de melhores condições de trabalho aos motoristas.
Além de substituir a frota, a gestão 2021-2024 também promoveu uma série de melhorias estruturais e operacionais no transporte público municipal, entre elas:
410 novas viagens incluídas ao longo dos quatro anos;
60 novos abrigos modelo SIM e 261 abrigos modelo comum instalados;
71 abrigos de concreto substituídos ou removidos, com foco em acessibilidade e segurança;
48 abrigos limpos em ações contra a dengue;
42 alterações de itinerário, otimizando as rotas para melhor atender a população;
Incremento de horários de operação, com 1.931 horários distribuídos entre dias úteis, sábados e domingos em 2024;
Mais de 72 milhões de passageiros transportados, entre 2021 e agosto de 2024.
O sistema municipal atende, exclusivamente, rotas internas da cidade e é essencial para conectar os bairros às regiões centrais, especialmente as áreas mais afastadas. Atualmente, conta com 41 linhas, realiza cerca de 26 mil viagens mensais, possui uma frota de 265 ônibus e uma demanda mensal de 1,7 milhão de passageiros. Já o sistema metropolitano, gerido pelo governo de Minas, atende Contagem com 152 linhas, entre rotas de origem e destino, que somam cerca de 57 mil viagens por mês e transportam mais de 3,1 milhões de passageiros mensalmente.
A frota metropolitana operante é de 1.211 ônibus, sendo 769 os que partem ou chegam diretamente ao município. A entrega dos 128 novos veículos representa a renovação de aproximadamente 48% desta frota, em Contagem. A proporção de linhas com vínculo metropolitano, em Contagem, é quase quatro vezes maior que a do sistema municipal (160 contra 41), o que reforça a importância da integração entre os dois sistemas.
A Prefeitura tem cobrado do governo estadual melhorias como, por exemplo, mais viagens aos fins de semana, expansão do metrô e melhor qualidade do serviço prestado.“Estamos fazendo a nossa parte. A mobilidade é um direito de todos e um dever do poder público em todas as esferas”, afirmou a prefeita Marília Campos.
Avanços contínuos
Além das melhorias no transporte coletivo, a Prefeitura tem promovido outras ações estruturais para qualificar a mobilidade urbana, como:
Requalificação de vias com o Programa Asfalto Novo
Ampliação da sinalização viária
Criação de faixas exclusivas e melhorias nos pontos de embarque